Para manter os alunos, professores e funcionários conectados uns aos outros e aos recursos on-line, a University College Dublin precisa oferecer acesso fácil ao e-mail e às ferramentas de produtividade, sem sobrecarregar o departamento de TI. "Precisamos ter uma rede muito aberta, que não esteja presa a um dispositivo específico, e onde tudo funcione sem fio", afirma Brian Morrissey, diretor de serviços da Web da universidade. Com 32.000 alunos e 6.000 funcionários, a rede do campus pode ter até 40.000 computadores, tablets e smartphones conectados, usando o e-mail e compartilhando documentos. Segundo Brian, "A comunidade do campus quer que tudo funcione continuamente, sem preocupações com registros nos dispositivos ou conexões com o e-mail".
O sistema de e-mail da universidade, o Sunmail, exigia muita manutenção de Brian e dos colegas do setor de TI. E os alunos e funcionários tinham dificuldade para usá-lo. "Era um sistema que consumia muitos recursos em termos de custo e gerenciamento, algo que tentamos evitar", conta Brian. A equipe de TI precisava manter e monitorar vários servidores grandes de e-mail, além de softwares antivírus e de combate a spam, que precisavam de um número ainda maior de servidores. Os alunos e funcionários reclamavam das cotas limitadas das contas, que os obrigavam a excluir mensagens com frequência. "Chegamos a um valor de seis dígitos para renovar a arquitetura de um sistema atrasado em termos de recursos", conta Brian. A equipe de TI decidiu mudar para um sistema de e-mail na nuvem que fosse fácil de implementar e gerenciar.